Hortitec 2023

A 28ª Hortitec- Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas bateu um novo recorde de público, recebendo exatos 32.285 visitantes, entre produtores e profissionais do agronegócio. O evento reuniu 490 empresas expositoras, do Brasil e do Exterior, no Parque da Expoflora, em Holambra (SP), de 21 a 23 de junho, movimentando um volume de negócios estimado em R$ 400 milhões, a serem concretizados ao longo dos próximos meses.

A Hortitec é reconhecida como um grande encontro para discutir os desafios do setor hortifrutícola e apresentar ao mercado as novidades em tecnologias e inovações da agroindústria. Mais que isso, é um polo de troca de ideias e formação de um importante network, tanto para expositores como visitantes. Esse ano, em especial, o volume de lançamentos impressionou, entre sementes e mudas, equipamentos e insumos, com destaque para soluções que prezam a sustentabilidade, a produtividade e o rastreamento da produção, do campo à mesa do consumidor.

Entre as diversas novidades, destaque para a nova cultivar de morango, a BRS DC 25 Fênix, apresentada pela Embrapa Clima Temperado, que oferece boa produtividade de frutos grandes, mais doces e firmes. Outro ponto importante é que nacionalização da produção de mudas impacta positivamente nos preços, tendo em vista o alto custo das mudas importadas e dos royalties dessas cultivares estrangeiras utilizadas hoje no Brasil.

A capacitação também teve espaço nesta 28ª edição do evento com o Painel Embrapa de Inovação & Negócios, que esse ano trouxe o tema "Transformação Digital na Horticultura", e o Bate papo com o Instituto Agronômico de Campinas – IAC, que falou sobre novas tecnologias e parcerias para o setor hortícola. O Sebrae-SP organizou uma agenda nos três dias do evento, trazendo temas diversos em sua Arena de Negócios, incluindo planejamento, tecnologia e inovação. Destaque também para as entidades como Sebrae, Senar e Cati, que trouxeram caravanas de produtores de várias regiões.

A Hortitec 2023 marcou, também, o lançamento dos selos MipXP, vinculado ao programa MipExperience®, e o Selo Azul, resultado de uma parceria entre o Ibraflor - Instituto Brasileiro de Floricultura e a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. O primeiro é um instrumento que visa destacar para o mercado o agricultor que adota manejo com bioinsumos e segue os protocolos de rastreabilidade exigidos pelo programa MipExperience®, garantindo, assim, uma produção segura de alimentos.

Já o Selo Azul permitirá o desenvolvimento e a implementação de protocolos e de critérios técnicos para a introdução de um selo de uso eficiente da água para o Setor de Flores e Plantas Ornamentais.


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